Papa Francisco morre aos 88 anos

Morreu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos, o papa Francisco, primeiro papa sul-americano e jesuíta da história da Igreja Católica.
O pontífice faleceu em sua residência no Vaticano, Casa Santa Marta. O anúncio da morte do pontífice foi feito pelo cardeal Farrell:
“Caros irmãos e irmãs, é com profundo pesar que me cabe anunciar a morte de Sua Santidade Papa Francisco.”
“Às 7:35 desta manhã (hora local. 2:35 de Brasília), o Bispo de Roma, Francisco, returnou à casa do Pai. Toda sua vida foi dedicada a servir ao Pai e Sua Igreja.”
foto, Com a morte de Francisco, inicia-se um processo longo, de rituais fúnebres até a eleição de um novo papa
O período de luto
Quando um papa morre, nove dias de luto são declarados e o enterro ocorre entre o 4º e o 6º dia após a morte.
O funeral é organizado pelo camerlengo (título do tesoureiro nomeado da Santa Sé), que também organiza o conclave que escolhe o próximo papa.
Atualmente, essa função é desempenhada pelo cardeal irlandês Kevin Farrell.
um ato simbólico, o camerlengo quebra o “Anel do Pescador”, o anel de sinete de ouro dos papas. No centro do anel, há uma gravura de São Pedro lançando sua rede de um barco e o nome do pontífice reinante está inscrito na borda.
O ato simboliza a suspensão do poder pontifício. Este é o momento da chamada sede vacante, ou “trono vazio”.
O poder dentro da igreja passa então às mãos do Sagrado Colégio dos Cardeais.
Funeral e enterro
A expectativa é que o funeral do papa Francisco será realizado na Praça de São Pedro, atraindo milhares de fiéis e chefes de Estado.
A cerimônia deverá ser conduzida pelo decano do Colégio dos Cardeais, atualmente o italiano Giovanni Battista Re, de 91 anos.
Tradicionalmente, os papas costumam ser sepultados nas Grutas do Vaticano, criptas localizadas sob a Basílica de São Pedro, onde estão enterrados quase 100 papas, incluindo Bento 16, morto em 2022.
No entanto, Francisco manifestou o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.