Maio Amarelo: projeto Samuzinho promove blitz educativa para condutores no bairro Pacoval, em Macapá

Uma blitz educativa sobre segurança no trânsito chamou a atenção dos motoristas que passavam na manhã de sábado, 10, no cruzamento da rua Goiás com a avenida Rio Grande do Norte, no bairro Pacoval. A iniciativa faz parte da campanha Maio Amarelo, e foi realizada por alunos do projeto Samuzinho, coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A programação reuniu as crianças para, durante o sinal vermelho, ocuparem a faixa de pedestres e mostrarem cartazes de orientação aos condutores.
De acordo com a coordenadora do projeto, Rosemeire Farias, a ação teve o objetivo de integrar o projeto Samuzinho e a comunidade do bairro Pacoval para motivar atitudes de segurança no trânsito como vetor para a redução de sinistros.
“Com essa atividade reunindo nossas crianças do Projeto Samuzinho, estamos em busca de um trânsito mais seguro, um trânsito em que os motoristas e pedestres se conscientizem de respeitar uns aos outros”, disse a coordenadora.
A blitz contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac) e Unidades de Doenças Não Transmissíveis (UDNT) da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP).
Projeto Samuzinho
O Projeto Samuzinho é uma iniciativa que visa conscientizar e capacitar crianças do ensino fundamental sobre o uso adequado do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e como agir em situações de emergência. O objetivo principal é reduzir o número de trotes ao 192 e promover a educação em saúde, ensinando os alunos sobre primeiros socorros e como prestar auxílio até a chegada da ambulância.