Arraiá do Povo: Brilho Junino e Explode Coração encerram festejos com homenagens ao Egito Antigo e à arte brasileira no 16º Arraiá No Meio Do Mundo

O fim da madrugada desta quinta-feira, 3, também marcou o encerramento do Arraiá do Povo 2025, promovido pelo Governo do Amapá pela primeira vez na Zona Norte de Macapá. Brilho, cores, coreografias cheias de sincronias, cenografias espetaculares e muita cultura foram exaltadas no tablado da Cidade Junina montada no Corpo de Bombeiros do bairro São Lázaro.
As quadrilhas Brilho Junino, de Tartarugalzinho, e Explode Coração, de Porto Grande, encerraram as três noites de disputa pelo título de campeã do 16º Arraiá No Meio Do Mundo, com muito encanto ao público, trazendo temáticas que exaltaram o folclore egípcio e os ícones da cultura nacional. Ao todo, 36 quadrilhas performaram na competição.
Iniciado na sexta-feira, 27, o Arraiá do Povo recebe mais de 60 apresentações gratuitas na arena, entre quadrilhas juninas de todos os municípios do estado e das Ilhas do Pará, além de artistas nacionais e locais. São seis noites de festejo junino pelo Governo do Amapá, que investe no evento garantindo movimentação econômica e valorização da cultura tradicional. A programação reúne as três principais competições juninas do estado, com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.



Diretamente de Tartarugalzinho, a Associação Cultural Brilho Junino apresentou o espetáculo “Egito, o Brilho dos Olhos do Mundo”, com uma encenação rica em referências históricas e mitológicas da antiga civilização egípcia. A coreografia destacou a criação do universo segundo a crença egípcia, a imponência das pirâmides e a eternidade das múmias.
Com figurinos em preto, amarelo e azul, adornados com pérolas que simbolizam a riqueza e o esplendor daquela cultura milenar, os integrantes da quadrilha representaram divindades como Osíris, Seti e Rá, que ganharam vida por meio dos casais de noivos e da Miss Caipira. A apresentação aliou teatralidade, dança e ancestralidade em um verdadeiro espetáculo visual.
Constelação Junina e Tradição Junina trazem espetáculo e emoção ao 16º Arraiá No Meio Do Mundo

Fechando a programação, a quadrilha Explode Coração de Porto Grande emocionou o público com o tema “Sou São João, Sou Quadrilheiro, Sou Artista Brasileiro”. A apresentação celebrou a arte popular brasileira, trazendo para o tablado personagens icônicos das telenovelas, como Dona Maroca e Diná, da novela A Viagem.

Os brincantes usaram figurinos em preto e branco, e o marcador Augusto Souza representou o irreverente carnavalesco Milton Cunha. A homenagem se estendeu também aos artistas e cantores nordestinos, grandes responsáveis por moldar a musicalidade do forrozão junino.
Um dos momentos mais aplaudidos da noite foi o tradicional casamento dos noivos, que prestou homenagem ao artista plástico Romero Britto. Com figurinos e cenografia inspirados no traço colorido e vibrante do pintor brasileiro, a encenação celebrou a arte contemporânea com alegria e originalidade.
Tradição cultural
Com a energia contagiante das duas quadrilhas, o Arraiá do Povo encerrou a edição 2025 com a celebração da diversidade cultural e da força do folclore brasileiro, deixando o público com a certeza de que a cultura popular segue mais viva do que nunca, com o apoio do Governo do Amapá.